Tancredo de Almeida Neves, nasceu em 4 de março de 1910, em São João Del Rei, Minas Gerais. Advogado, empresário e político foi casado com Risoleta Guimarães Tolentino, com quem teve três filhos. A Universidade de Coimbra concedeu a ele título de Doutor Honoris Causa. Era chamado pelos mais próximos de “Doutor Tancredo”.
Em 15 de janeiro de 1985 é eleito presidente do Brasil pelo voto indireto de um Colégio Eleitoral. Na véspera da posse, Tancredo Neves adoece e é internado em Brasília. O estado de saúde de Tancredo se agrava e é transferido em 26 de março para o Hospital das Clínicas, em São Paulo. No período em que esteve internado, ele se submeteu a 7 cirurgias.
Tancredo Neves faleceu de infecção generalizada, aos 75 anos, em 21 de abril de 1985, no Hospital das Clínicas de São Paulo. O vice-presidente, José Sarney que já estava interino no cargo, assume definitivamente a Presidência da República. A data da morte de Tancredo Neves coincide com outra data importante para os mineiros, Tiradentes.
Tancredo Neves foi vereador, prefeito interino de São João Del Rei, deputado estadual e federal. Também exerceu as funções de ministro da Justiça, secretário da Fazenda, senador, governador de Minas Gerais e presidente do Brasil em 1985.
dele começou toda revolução democratica do pais
ResponderExcluirCaro amigo blogueiro parceiro, obrigado pela reprodução do texto do meu blog.
ResponderExcluirAtenciosamente,
Valério Sobral.
muito bom esse texto do valério sobral, eu nunca imaginei desse centenário do tancredo seria esse ano
ResponderExcluir