Com o anúncio da exploração de dois poços de petróleo, o município se prepara para aplicar os novos recursos dos royalties. Setor petrolífero e turístico na cidade pretendem crescer com força entre 2011 e 2014
29.10.2010| 01:30
Sempre estivemos preparados”, afirma sem titubear o secretário de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico do Paracuru, David Nunes de Lima. O município de 32 mil habitantes, distante 84 quilômetros de Fortaleza, será alvo da exploração de petróleo pela Petrobras no ano que vem. Informação dada com exclusividade pelo O POVO na edição de ontem.
De acordo com a estatal, serão dois poços perfurados em águas profundas. A cidade, que desde os anos 70 já recebe estudos e exploração de petróleo em terra, se prepara para receber mais investimentos, mais profissionais e mais recursos de royalties.
Para o senador Inácio Arruda, que é membro da comissão de infraestrutura do Senado, o que está sendo planejado para o próximo ano ainda é baseado em hipóteses. “Considerando que tenha (petróleo), nós vamos furar. Indício já existe, mas se ele tem viabilidade econômica ou não, nós vamos examinar ao fazer os dois furos na plataforma continental cearense, a 1.400 metros abaixo da lâmina d’água”, explica sobre o processo que será adotado pela Petrobras.
Outros locais
Inácio Arruda disse ainda que a possibilidade da exploração com sondas em Paracuru surgiu porque a Agência Nacional de Petróleo (ANP) resolveu pesquisar a bacia do Ceará, que vai de Fortaleza até São Luis, passando por toda Costa Oeste do Ceará. “Também já estão fazendo a pesquisa na bacia do Cariri para saber se há possibilidade de encontrar petróleo a ponto de beneficiar”, disse. De acordo com Arruda, a grande vantagem será exatamente o beneficiamento do petróleo. “Teremos a fonte de petróleo e o refino, assim não teremos o custo de transporte”, avalia.
“Agora mesmo nós encontramos em Sergipe petróleo de qualidade em águas profundas, que é o petróleo leve. E mesmo que você encontre petróleo não tão leve quanto o do pré-sal – o do pré-sal é tão bom que você pode botar direto no motor do carro, não precisa nem refinar - você tem a cadeia completa da produção”, diz.
Segundo o senador esse processo deve atrair muita empresas industriais e de serviço para a região, gerando um grande número de empregos.
E-Mais
ENTENDA A DISCUSSÃO DOS ROYALTIES
Os royalties de petróleo são os valores que uma empresa paga ao Estado ou município para a exploração do recurso em seu território.
Os royalties resultantes da exploração do pré-sal brasileiro foi, e ainda é, tema de discussões entre os governos estaduais. Os representantes dos Estados onde a exploração ocorre querem deter os recursos, enquanto os outros Estados acreditam que o pré-sal é patrimônio da União e por isso os royalties devem ser distribuídos entre os estados brasileiros proporcionalmente às dificuldades de cada um.
De acordo com o governador Cid Gomes é importante dividir a partir das reservas futuras. “A gente sabe que a grande maioria do petróleo brasileiro está concentrado na faixa territorial que corresponde ao Rio de Janeiro e Espírito Santo. Isso acaba concentrando em estados já ricos aquilo que a meu juízo deveria ser melhor distribuído. Eu sou adepto de que o Rio de Janeiro e Espírito Santo não tenham prejuízo, eles já assumiram compromissos, já incorporaram os recursos ao orçamento, mas do que vem de novo, principalmente o pré-sal, que isso seja distribuído a partir de critérios que levem em conta as desigualdades regionais e que levem em conta também a população mais pobre”, declarou.
NÚMEROS
410
MILHÕES DE REAIS PROXIMADAMENTE O CEARÁ RECEBEU DE ROYALTIES EM 2010
1,12
MILHÃO DE REAIS PROXIMADAMENTE PARACURU RECEBEU DE ROYALTIES EM 2010
Henriette de Salvi
henriette@opovo.com.br
CONSELHEIRO TUTELAR E RADIALISTA RAIMUNDO MOURA É AGREDIDO PELO PREFEITO BOSCO
ResponderExcluirO prefeito da cidade de Pentecoste João Bosco Pessoa Tabosa (PRB), em mais uma atitude de desequilíbrio, desceu o nível ao abordar o Conselheiro Tutelar e Radialista Raimundo Moura com palavras de baixo calão na presença de várias testemunhas.
O fato aconteceu na manha deste sábado por volta das 9h e 15 mim. quando o Radialista e Conselheiro Tutelar que estava exercendo seu plantão desloca-se até a feira que funciona no centro de abastecimento, e quando se encontrava na Av José de Borba Vasconcelos, nas imediações da igreja Evangélica Assembléia de Deus, o prefeito Bosco em mais um de seus desvairios mentais desceu de seu veículo e abordou o jovem proferindo ameaças e relatando que há mais de um mês estava querendo encontra-lo e que o mesmo estava dobrando caminho, pois queria perguntar por que o anda me "esculhambando" em todo lugar e em uma reunião em Fortaleza, e atualmente na rádio.
O prefeito esquecendo sua condição de homem público, por três vezes chamou o Radialista e Conselheiro Tutelar de "cachorro". Indagado pelo conselheiro Tutelar o porque de sua atitude em agredi-lo verbalmente e que iria registrar um boletim de ocorrencia. Nesse momento entra em cena uma terceira pessoa que trabalha na Secretaria de Meio Ambiente conhecido como Fábio falou que duvidava como o mesmo não conseguia registrar o boletim de ocorrencia por não ter testemunhas o que não corresponde com a verdade já que o fato ocorreu na avenida mais movimentada da cidade, onde vários populares pararam para presenciar a cena.
O prefeito ainda falou que o mesmo poderia registrar o boletim de ocorrência, e que se mesmo não parasse de falar mal dele, ele era bastante homem para responder pelo que dizia e fazia.
O motivo do destempero do prefeito, teria sido algumas críticas feito ao mesmo em um evento em Fortaleza com a presença Governador do Estado onde o Jovem Radialista teria cobrado do Governador Cid Gomes ações efetivas de combate ao crack na cidade de Pentecoste, onde nossos jovens estão matando e morrendo devido a falta de políticas públicas para combater esse terrível problema que é um caso de saúde pública.
Outro motivo foi o fato de em seu programa de rádio ter cobrado providencia em relação ao açude Pereira de Miranda onde apareceu uma grande mancha verde exalando um forte odor e provocando a mortandade de peixes.Segundo os especialistas isso se dá por conta de esgotos domésticos e industrial, lixo, animais pastando as margens do açude e possivelmente por gaiolas de criação de peixe.
Após esse fato o mesmo foi a delegacia onde não havia escrivão para registrar o boletim de ocorrência e foi informado pelos agentes de cidadania que se encontrava na delegacia que a tarde chegaria alguns escrivães para trabalhar no período eleitoral e que o mesmo retornasse nesse horário.
Nós que fazemos o Blog notícias de Pentecoste e todos os que não concordam com o modo ditatorial do prefeito de Pentecoste repudiamos essa atitude covarde de se valer da autoridade conferida pelo povo para tentar intimidar a voz dos que mostram a verdade.
Hoje foi uma ameaça verbal... Amanhã vai ser o que!!!!?? Esperamos que as autoridades ao tomarem conhecimento dessa fato lamentável tome as devidas providencias e "também não se deixe intimidar" por esse aprendiz de ditador que quer implantar a lei do silencio e a cultura do medo.
RAIMUNDO MOURA ESTAMOS COM VOCÊ, NÃO SE DEIXE INTIMIDAR POR ESSES FRACOS QUE ESTÃO NO PODER. VOCÊ ESTÁ ACIMA DE TODOS ELES.
Por Zé da Legnas