sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Apenas cinco petistas continuam na disputa para suceder Luizianne Lins

Waldemir Catanho, Artur Bruno, Camilo Santana, Acrísio Sena e Elmano Freitas permanecem na corrida.
Por: Márcio Dornelles
A lista dos 13 pré-candidatos que poderiam suceder Luizianne Lins em Fortaleza diminuiu. Quase dois meses depois do lançamento da carta da Executiva Estadual do partido, sob presidência da própria prefeita, naturalmente houve uma peneira política e a relação dos candidatos do PT acabou reduzida para cinco nomes - Waldemir Catanho, Artur Bruno, Camilo Santana, Acrísio Sena e Elmano Freitas. Esses nomes ainda continuam vivos na disputa. Os outros pretendentes acabaram, por razões distintas, sendo descartados da corrida eleitoral pela prefeitura de Fortaleza no PT.
Dos cinco pré-candidatos, é notória a preferência da prefeita Luizianne Lins pelo nome do seu secretário de Governo, Valdemir Catanho. O governador Cid Gomes, que analisa a possibilidade de manter a aliança com o PT nas eleições do ano que vem, prefere a candidatura de seu secretário de Cidades, Camilo Santana. Essa opção é a mesma do deputado federal José Guimarães. Mas, a opção Santana perde forças no PT a ponto dele próprio e de seus aliados já discutirem nos bastidores a possibilidade dele transferir de volta seu título de eleitor para o Cariri.
O acirramento do confronto entre o governador Cid e a prefeita Luizianne Lins pode gerar um nome de consenso. E nessa busca pela unidade, cresce a alternativa desse candidato ser o deputado federal Artur Bruno. Outro que pode conseguir unir Cid e Luizianne é o presidente da Câmara, vereador Acrísio Sena, que, com seu mandato à frente do Legislativo de Fortaleza, vê suas chances de virar candidato aumentarem.
Nomeado nesta quinta (8) pela presidente Dilma para ser o novo líder do Governo no Congresso, o senador José Pimentel, um dos nomes fortes do partido, está fora da disputa eleitoral de Fortaleza. Pesa contra ele também o fato de seu suplente ser o ex-deputado federal Sérgio Novais, arqui-inimigo do governador Cid Gomes. Para substituir a opção Pimentel, a prefeita Luizianne Lins apostou num novo nome, Elmano Freitas, homem de confiança que foi ungido ao cargo de secretário municipal de Educação.
Se a lista da prefeita Luizianne Lins de candidatos aptos a sucedê-la diminuiu de 13 para cinco nomes, a relação do vice-líder do governo Dilma na Câmara, deputado José Guimarães, é ainda menor. São apenas três pré-candidatos: o secretário de Governo, Waldemir Catanho, o secretário Camilo Santana e o deputado Artur Bruno.
O PT pretende fechar um nome do partido para suceder a prefeita Luizianne Lins até dezembro, para, a partir daí, começar a negociação com outras legendas da base, viabilizando a grande meta do PT nas eleições de 2012 e a manutenção da aliança eleitoral com o PSB do governador Cid Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...