terça-feira, 17 de maio de 2011

Marcos Cals é o novo presidente do PSDB no Ceará

Tucanos confirmam o nome de Cals para a presidência estadual do partido e reforçam a postura de oposição.


Lideranças tucanasTasso Jereissati e Marcos Cals
Crédito: FOTO: KIKO SILVA
O PSDB elegeu, no último sábado, na casa de show Kangalha, em Fortaleza, a nova executiva estadual da legenda, tendo como presidente o ex-deputado estadual Marcos Cals. No discurso, os tucanos fortaleceram a ideia de oposição e destacaram que agora o partido passa por um momento de renovação. O ex-presidente estadual da sigla, deputado federal Raimundo Gomes de Matos, ocupa o cargo de 1º vice-presidente.

A eleição da nova executiva foi em clima festivo, na convenção. Vários militantes vestiam blusas padronizadas com as cores do partido, amarelo e azul e traziam bandeiras. No local, várias faixas em apoio ao novo presidente estadual da sigla e em referência ao maior líder do PSDB no Estado, o ex-senador Tasso Jereissati.

Antes de discursar para militantes e tucanos que compareceram ao evento, Marcos Cals assegurou que a prioridade agora é a renovação do partido. "Nós temos que mostrar a nossa cara para as pessoas", enfatizou, observando que algumas pessoas ainda têm dúvida se o partido é de fato oposição.

A eleição do próximo ano também receberá atenção da nova executiva estadual. Na Capital, Marcos Cals aponta que seu nome será primeiro avaliado como pré-candidato à Prefeitura, caso não tenha apelo popular, pontua, serão considerados outros tucanos, como o presidente da executiva municipal de Fortaleza, Pedro Fiuza e o deputado estadual Fernando Hugo.
Estradas

Em seu discurso Marcos Cals informou que a primeira medida a ser tomada pela Executiva, é encaminhar um ofício ao Ministério Público Federal para que o órgão investigue as denúncias feitas pelo governador Cid Gomes de que há corrupção no Ministério dos Transportes.

A situação das estradas federais que passam pelo Estado foi criticada por Tasso Jereissati, atestando que isso é resultado de uma bancada federal "inteiramente dócil e domesticada". "A manutenção das estradas está um desespero", avaliou, lembrando que no Governo do PSDB as rodovias do Ceará eram uma referência.

Descaso

Tasso não poupou críticas ao Governo Federal, acreditando haver um descaso para com o Ceará. "Não temos uma obra do Governo Federal no Estado, mas temos tantas mentiras", reclamou. As críticas se estenderam à Prefeitura de Fortaleza, lembrando que a gestão tem apoio do Estado e da União e mesmo assim está "fazendo essa desgraça que está aí, greve de professores, cidade imunda, parada e cheia de buracos".

O ex-senador também aproveitou seu discurso para reforçar a postura de oposição do partido, alegando que o povo escolheu colocar o PSDB como oposição e esse deva ser agora o compromisso da legenda. "O político que não sabe fazer oposição, não sabe fazer política. Tem que saber fazer oposição e não se acostumar a ficar pendurado nas tetas do Governo", afirmou o líder tucano.

Compromisso

Tasso reiterou seu compromisso com o PSDB e com o Estado, mas alertando estar na hora de surgir gente nova no partido. "Hoje é um dia especial para o nosso partido porque ele se renova", ressaltou. Sobre sua participação na legenda, o tucano afirmou que estará disponível quando for preciso. "A minha participação será naquilo que for necessário. Dando a minha experiência, com a minha presença quando for necessário, e estimulando", resumiu.

Alguns tucanos, como Raimundo Gomes de Matos, reivindicaram a atuação de Tasso Jereissati nas decisões do partido. "Aqui estão os seus netos, as pessoas que aprenderam política com Tasso, com competência e honestidade", disse, referindo-se ao fato do líder tucano ter falado no final da eleição de 2010 que iria a partir dali se dedicar aos netos.

Gomes de Matos, agora como 1º vice-presidente estadual da legenda, prometeu trabalhar pelo fortalecimento das candidaturas a prefeito e vereadores para a eleição do próximo ano, já pensando no pleito de 2014. A ideia, garante, é estimular a apresentação de propostas, promover cursos para os pré-candidatos e fortalecer a juventude e a participação feminina.

A 2º vice-presidente do partido no Estado, Silvana Maria Carneiro Fontenelle, convocou as mulheres a participarem ativamente da política, afirmando ser um "soldado" pronta para trabalhar pelo PSDB. Silvana Carneiro, foi eleita também a presidente da executiva feminina do PSDB.

A eleição do comando da legenda no Ceará não contou com a presença dos sete parlamentares que representam o PSDB na Assembleia Legislativa. Foram ao evento os deputados estaduais Fernando Hugo, Nenem Coelho, Moésio Loiola e José Teodoro, além do deputado federal Manoel Salviano e prefeitos do PSDB.

O presidente da executiva municipal de Fortaleza, Pedro Fiuza, não compareceu, estava viajando a trabalho, assim como o novo tesoureiro do PSDB estadual, deputado João Jaime. Além dos tucanos, estiveram presente o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR) e o presidente regional do PPS, Alexandre Pereira.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...