domingo, 28 de março de 2010

Retorno da Stock Car depende de reforma no autódromo

A Federação Cearense de Automobilismo tenta trazer a Stock Car de volta para o Ceará. De acordo com o seu presidente, Haroldo Scipião, ``as negociações estão bem avançadas.`` E se em 2009, a categoria chegou à Bahia, pode ser disputada novamente na Região Metropolitana de Fortaleza, 32 anos após a primeira prova. A promessa de que a Stock Car viria para o autódromo do Eusébio circula no meio esportivo desde 2006, quando a Fórmula Truck instituiu o Estado no seu calendário de corridas. ``Acho que para este ano não será possível.``

Para a Stock Car ser disputada aqui, o Autódromo Internacional Virgílio Távora precisa ser reformado. ``A gente tem um projeto orçado. Nós já estamos vendo, inclusive, parcerias para viabilizar isso``. As melhorias seriam três: alargamento da pista em dois metros, área de escape mais bem projetadas e o aumento do estacionamento do autódromo.

O circuito já tem plenas condições suficientes de receber provas da Fórmula Truck. Mesmo afirmando que a capacidade do autódromo não vai aumentar, Scipião deixa margem para mais alterações se for necessário. ``Temos boxes, paddocks e espaço suficiente para a construção ou instalação de novos lances de arquibancadas``, comenta.

Depois da última reforma, em 2000, para a disputa da Fórmula 3, o circuito ganhou mais notoriedade no cenário nacional. A reforma mais considerável ocorreu em 1997. O traçado do autódromo foi modificado, ganhando mais em extensão. As mudanças só ocorreram, à época, graças a um convênio de cooperação técnica assinado entre a Secretaria do Turismo do Estado do Ceará, a Petrobras e a Federação Cearense de Automobilismo. A reabertura foi no dia 30 de novembro de 1997, com a realização da prova Seis Horas do Ceará. (RL)


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