sexta-feira, 26 de março de 2010

Prefeitura de São Gonçalo realiza formatura de 1.139 pessoas do projeto ‘Em Casa Também se Aprende’

O projeto da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) e inédito no País transformou a vida de 1.139 pessoas


“Vocês estão ganhando hoje o maior patrimônio de suas vidas: a cidadania”, disse o prefeito Walter Júnior durante o jantar e solenidade de formatura da primeira etapa do projeto ‘Em Casa Também se Aprende’, que aconteceu ontem, quinta-feira (25), no ginásio do ABC, em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O projeto da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) e inédito no País transformou a vida de 1.139 pessoas, entre jovens e adultos, de 45 localidades, em apenas nove meses, através da alfabetização.
Para mostrar ao público o quanto aprenderam, os estudantes realizaram durante a festa de formatura uma série de homenagens e apresentações artísticas. Um coral formado por alunos da Sede cantou uma paródia feita com a música ‘Asa Branca’, de Luiz Gonzaga, e agradeceu a iniciativa do projeto ao prefeito Walter Júnior através das rimas. Já os estudantes do Pecém apresentaram um trava-língua e uma aluna da Parada recitou um poema. “Esse projeto foi uma oportunidade muita boa. Acho que se ele não tivesse aparecido eu nunca teria aprendido a ler e a escrever. Ele foi muito importante na minha vida”, comemora o aluno Gaspar Cipriano Gomes, de 47 anos, da localidade de Nova Vista.
“Não parem de estudar, não abandonem a mania de ler e escrever, se matriculem nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e continuem os seus estudos”, pediu a secretária municipal de Educação, Fátima Barbosa. Após as homenagens foi realizada a entrega dos diplomas pelas autoridades e a tradicional valsa. Em seguida, a animação ficou por conta da orquestra ‘Os Nunes’.
O PROJETO – O ‘Em Casa Também se Aprende’, projeto da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) e executado pelo Centro de Educação de Jovens e Adultos Walter Ramos de Araújo (CEJA), leva educadores até a casa de jovens e adultos que não podem ir até a escola ou que não tiveram a oportunidade de estudar.
Atualmente, o projeto ‘Em Casa Também se Aprende’ está em andamento no distrito de Croatá e a partir de abril será implantado no Cágado e Serrote. Quando começou, o índice de analfabetismo no município era de 10%, hoje esse resultado é de 2,5%.
‘FORMATURA1’: Primeira-dama e secretária do Planejamento, Dra. Bethrose Fontenele; o prefeito Walter Júnior; e a secretária da Ação Social, Magnólia Rocha, entregando diploma a formanda acompanhada do seu educador.

Um comentário:

Obrigado pelo seu comentário!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...