segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Festival dos Ventos agita a praia

Em formato de meia-lua, com uma enseada cercada por dunas amarelas, além de arrecifes e coqueirais ponteados por bicas de água doce, a praia de Lagoinha, no município de Paraipaba, a 124 quilômetros de Fortaleza, se prepara para sediar, nos dias seis e sete de novembro próximo, a segunda edição do Festival dos Ventos.



Misturando música popular e instrumental a esportes que vão do surfe ao windsurf, kitesurf e vela, o evento promete consolidar a região, uma das mais bonitas do litoral cearense, como destino turístico voltado para a prática de esportes náuticos e ligados aos ventos.

Realizado pela primeira vez em dezembro de 2008, o festival tem sido um importante instrumento na divulgação das belezas do litoral Oeste do Ceará, principalmente por dar visibilidade ao potencial turístico da praia de Lagoinha, o que tem sido decisivo para aumentar o tempo de permanência de turistas para 3,5 dias, oferecendo novas oportunidades para a cadeia produtiva do turismo.

Durante os dois dias de sua realização, o festival deste ano terá uma programação ainda mais diversificada. Na música, serão dois eventos paralelos: o Festival de Surf Music, de dia, e o Festival de Música Popular e Instrumental, à noite. Os campeonatos esportivos vão acontecer, também, de forma itinerante: tanto na Lagoa do Jegue quanto na praia. O mesmo está previsto para outras duas feiras: a de Artesanato, que será realizada de dia, na praia, e de noite, na praça; e a de Produtos Místicos, simultaneamente realizada na lagoa e na praia.

Caminhadas, exercícios, avaliações físicas e atividades terapêuticas na água vão incentivar os visitantes a despertarem para os cuidados com a forma física e a saúde. Além disso, um festival de gastronomia promete movimentar os hotéis e restaurantes da região, além de ser um passo a mais na capacitação dos profissionais da região.

E a movimentação não para aí. Quem quiser outras opções de lazer vai contar com uma série de atividades, como as oficinas que vão ensinar, tanto a confecção de pipas, móbiles e bandeirinhas, quanto reciclagem e aproveitamento de lixo, conscientização ecológica e educação ambiental.

Da programação do Festival dos Ventos constará, também, oficinas de artes cênicas, dança, pintura e música e de curiosidades sobre a importância da energia eólica, a força dos ventos e noções de oceanografia.

Com a proposta de envolver toda a comunidade da praia e de Paraipaba, o Festival dos Ventos vai reunir o trade turístico local, representado por hotéis, pousadas, barracas de praia, ambulantes, artesãos, pescadores, bugueiros e guias.
Fonte: Diario on line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...