segunda-feira, 20 de setembro de 2010

“Puxadores de Votos”

A revista Veja, recentemente, com muita clareza e dados do IBOPE, apontou Anthony Garotinho (Rio de Janeiro), Antonio Carlos Magalhães Neto "ACM NETO", da Bahia e Zeca Dirceu, no Paraná, respectivamente do PR, DEM e PT como os prováveis mais votados nas eleições de outubro vindouro, em seus estados, para a Câmara Federal. Seriam os chamados “puxadores de votos”, possibilitando, se tal vier a ocorrer, que as bancadas de seus partidos sejam maiores do que normalmente acontece quando os postulantes são candidatos comuns. Aqui no Ceará os maiores “puxadores de votos” da história mais recente foram Moroni Torgan e Ciro Gomes.
 
Na eleição de 2006, Ciro Gomes obteve quase 700 mil votos.
 
 
Seriam bem votados?
 
É voz corrente entre os cronistas políticos com atuação na Câmara Municipal de Fortaleza, Assembléia Legislativa, assim como, entre os colunistas dos principais jornais da capital, de que dificilmente teremos candidatos com votações que possam ser considerados “puxadores de votos”, pois, faltam postulantes tidos celebridades, personalidades marcantes que possam chegar aos 300/400 mil votos. Levando-se em conta que o quociente eleitoral para federal ficará em torno dos 200 mil votos, fala-se que dois ou três candidatos poderão atingir tal façanha. E entre esses citados, fala-se ao jovem universitário Domingos Neto (foto), do PSB, filho do presidente da Assembleia, Domingos Filho (vice na chapa de Cid Gomes) e José Guimarães, do PT, pelo grande volume de campanha e apoiamentos que o colocam no ranking dos prováveis campeões de votos em 03 de outubro, no Ceará.
 
 
 
Outros nomes
 
Os levantamentos extraoficiais (e dizem que há pesquisas de acompanhamento, que por não estarem registrados não podem ser divulgadas), apontam na direção de que cada partido tem os chamados “bem cotados para boas votações”. Assim sendo, fala-se que no PMDB, devem alcançar boa performance, por exemplo, os candidatos Mário Feitoza, Genecias Noronha e Danilo Forte;no PSDB (Raimundo Matos); no PR (Marcelo Teixeira); PDT (André Figueiredo) e no PC do B (João Ananias).
 
Para a Assembleia
 
            Seguindo o mesmo raciocínio ao que se fala sobre a campanha para o Legislativo Estadual é que também não teremos “puxadores de votos”, candidatos com o quociente eleitoral atingido uma vez e meia, por exemplo, (que seriam uns 150 mil votos), quem? Dificílimo. Os últimos campeões de votos para o Legislativo nos últimos 30 anos foram Narcélio Limaverde, Delegado Cavalcante e Marcos Cals.
 
Nomes badalados
 
Estariam bem avaliados, objeto até de apostas, na Praça do Ferreira, dentre outros, os seguintes candidatos: Zezinho AIbuquerque, Ivo Gomes, Mauro Filho (pelo             PSB); Patrícia Saboya e Heitor Férrer (PDT); Osmar Baquit, Rogério Aguiar, Moésio Loiola (PSDB), Dedé Teixeira, Camilo Santana, Nelson Martins (PT); Lula Morais (PC do B); Hermínio Resende (PSL); Idemar Citó, Paulo Duarte (DEM); Deuzinho Filho, Mário Hélio (PMN), Paulo Facó (PT do B), Ely Aguiar (PSDC), Fan Cunha, Stanley Leão (PTC); Vanderley Pedrosa (PTB), Augustinho Moreira (PV), Tin Gomes (PHS) e Bethrose, pelo PRP. Se realmente irão obter grandes votações, dentro das condições em que se encontram suas postulações, essa é uma resposta que só o eleitor dará no dia 03 de outubro.
 
 
Buxixos da Campanha
 
*No Grande Montese onde mantém ainda o seu escritório político, embora há vários anos não more mais no bairro, o ex-vereador Narcílio Andrade (PPS), vem trabalhando pelos candidatos Paulo Facó (PT do B) para a Assembleia e Antonio Balman (PSB) à Câmara Federal.
 
* Outra importante liderança local, o conhecidíssimo advogado Iatagan Costa, ex-diretor de Recursos Humanos do antigo DAEE (DERT-DER), confirma apoio sentimental aos candidatos Stanley Leão (PTC) à Assembleia e a Walter Cavalcante (PHS) à Câmara Federal.
 
* Durante bastidores de recente sessão solene na Assembleia, grupo de empresários, políticos e jornalistas lamentavam a ausência na campanha (como candidatos), dos ex-deputados Luiz Pontes, Tânia Gurgel, Marcos Tavares, Pedro Uchoa, Giovani Sampaio e Guaracy Aguiar.
 
* Prefeita Luizianne Lins (PT) comanda forte campanha em Fortaleza pelos candidatos Antonio Carlos e Luiza Lins, ao Legislativo Estadual. Com apoio de Waldemir Catanho e um grupo de vereadores e lideranças comunitárias também pretende reeleger Eudes Xavier (Federal/PT).
 
* Bancada do rádio já existente na ALEC é composta pelos deputados Moésio Loiola (PSDB), Gomes Farias, Ely Aguiar (PSDC) e Ferreira Aragão (PDT), poderá ser acrescida. Postulam vagas, dentre outros, os radialistas Carlos Augusto (o Amigão), Arrocha Gadelha, Tony Tunes e Paulo Sérgio.
 
* Entre o pessoal de televisão, do humorismo e similares também disputam a Assembleia: Regininna, Hiran Delmar e o famosíssimo Dedim Gouveia. Devem existir muitos outros. Vem por aí, sem dúvida, uma legislatura com muitas novidades. Vamos conferir.
 
FONTE: AVOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...