segunda-feira, 4 de março de 2013

Futuro Governador deve sair do colete de Cid

Nas minhas andanças por aí a fora, conversando com um, com outros, quase sempre sobre o mesmo assunto “Eleições 2014”, me perguntam sobre nomes para o Governo do Estado, Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa. Ocorre que cada um pergunta, mas, cada qual tem já a sua lista. “E aí Viana, será mesmo o Leônidas Cristino o candidato de Cid ou o Domingos Filho, que já é seu vice? Eu acho que vai ser é o Eunício”, isso é o mesmo cara, pergunta e palpiteia. Outro diz: “você tá por fora, Cid vai colocar é o Adail Fontenele, que sabe construir tudo (prédios, estradas, enfim, até ferrovia...), mas, pode colocar também o Ferrúcio Feitosa, seu conterrâneo, não é?” Ouvi muitas dessas conversas nos últimos dias e a todos respondi que estamos vivendo apenas a “pré-pré”, aquela fase de badalação de nomes, notinhas em colunas, alô em programas de rádio, mas, sem maior consistência. A sucessão de Cid Gomes (foto) só será deflagrada a partir de janeiro de 2014. Até lá, muita conversa ainda vai rolar: que o candidato vai ser Roberto Cláudio (o cara tá apenas com dois meses na Prefeitura de Fortaleza), mas, já o classificam para governador. Quem sabe, o Domingos Filho, que tem sido um bom parceiro de Cid. Mas, e o Eunício, é também do PMDB. Quem tem mais força lá não é o Senado? Não, o Domingos sai e vai para outro partido indicado pelo Governador e com apoio dos Ferreira Gomes é uma nomeação. Todo esse tipo de conversa já está em rodas, nas ruas e nas conversas entre políticos com e sem mandatos. Mas, a meu juízo, tá tudo ainda no começo. Quem sabe uma mulher ainda não apareça para animar o noticiário. E olhe que não estou falando de Luizianne. Não, estou falando de uma carta na manga – dizem, tem Cid, para se for preciso utilizá-la: uma mulher. Dizem, culta, testada e linda. Queiram ou não, o candidato mais forte ao Governo do Ceará, se correr tudo do jeito que vai, ainda vai sair do colete do Governador Cid Gomes. (Anotem para conferir).
Limoeiro pensa grande – Desde que foi eleito prefeito de Limoeiro do Norte, em 07 de outubro de 2012, o advogado, ex-deputado estadual e delegado da Polícia Federal (aposentado), Paulo Duarte, tem planejado, conversado, discutido o que é melhor para o município e seu povo. Também com a experiência de haver sido Secretário de Estado (ocupou as pastas da Segurança e da Justiça, no Ceará), Duarte, não apenas organizou uma equipe de alto nível para ajudá-lo a governar, mas, deu carta branca para que todos tenham responsabilidade total sobre o que mensuram para Limoeiro do Norte. Basta dizer que entre os secretários tem o ex-senador da República, que também foi deputado federal, Luiz Girão, que cuidará do agrodesenvolvimento do município e a Educação foi entregue ao deputado federal Ariosto Holanda, que está prometendo grandes avanços com a equipe que montou. Vamos aguardar um pouco.
FIEC 2014 – No recente almoço que a Federação das Indústrias do Estado do Ceará-FIEC, ofereceu a nós jornalistas, radialistas e gente de imprensa, de uma maneira geral, convidados, claro, nos bastidores já se falou em sucessão do presidente Roberto Macêdo. Embora as eleições só devam acontecer em setembro de 2014, próximo das eleições para Presidente, Senado, Governos Estaduais, Câmara Federal e Assembleias Legislativas - que de acordo com a economia do País poderá influir na escolha do futuro dirigente de nossa querida Federação, o certo é que dois nomes já começam a ser badalados para o cargo hoje de RM. No caso, os conceituados empresários Carlos Fugita e Roberto Sérgio. Os dois já fazem parte da atual diretoria e formam um bloco deste setor vital para o Estado e para o País, que é o da construção civil. Avisar aos navegantes, que estamos apenas na "pré-pré". Ou seja, muita água ainda vai rolar por debaixo da ponte - até lá.
Respeitem o “Ex” – Conversava com um amigo, por telefone, e ele queria saber para um trabalho seu na faculdade, sobre a figura de alguns políticos (que foram gestores, na capital e interior). Ao final, ficou impressionado com algumas das coisas que eu disse e concordou de imediato com um bordão que criei há quase vinte anos: “quem é “ex” é porque foi, quem foi, merece respeito”. Quem não se recorda do trabalho espetacular dos ex-governadores Virgílio Távora, César Cals, Adauto Bezerra, Tasso Jereissati e Ciro Gomes por exemplo? Fizeram muito, na capital e no interior. Prefeitos que revolucionaram Fortaleza como, José Walter Cavalcante, Acrísio Moreira da Rocha, Vicente Fialho, Luiz Marques, Evandro Aires de Moura e Juraci Magalhães? Todos os outros que a gente deixa de falar, tanto em termos de Estado, quanto de Prefeitura de Fortaleza tiveram os seus méritos. Dificuldades, erros e até imputação disso e daquilo: quem está livre dessas increpações num país democrático como o nosso?
Respeitem o “Ex” 2 – Claro que informei sobre obras que cada um realizou e tudo mais, mas ele queria também algumas dicas sobre o interior. Sim, fomos recordar algumas excelentes administrações, como as que realizaram em: Juazeiro do Norte (Mauro Sampaio, Orlando Bezerra); Crato (Pedro Felício, Humberto Macário de Brito, Ariovaldo Carvalho e Samuel Araripe); Tauá (Júlio Rêgo, Domingos Aguiar, Joaquim de Souza Bastos); Aracoiaba (Dr. Ari Ribeiro Teixeira, Vicente Bastos); Quixeramobim (Alfredo Machado, Antonio Almeida Machado, Edmilson Júnior); Mauriti (Expedito Oliveira Leite); Baturité (Olinto Arruda); Palmácia (Chico Paulo, Jackson Pereira); Eusébio (Edson Sá, Acilon Gonçalves); Horizonte (Chico César); Quixadá (Ilário Marques); Sobral (Cesário Barreto, Quincão, José Prado, José Euclides, Cid Gomes); Parambu (Chico Leandro); Catarina (Frutuoso Rodrigues), Saboeiro (Filúvio Nocrato, Ieda Nocrato); Uruburetama (Margarida Vasconcelos, Hilson Paiva); Pereiro (José Irineu e Antonio Ney); Jaguaribe (Franklin Gondim); Pacatuba (Célio Rodrigues); Maranguape (Paulo Cirino, Marcelo Silva, Eduardo Gurgel, Raimundo Gomes de Matos e George Valentim); Beberibe (Orlando Facó); Icapuí (Zé Airton Cirilo, Dedé Teixeira); Pentecoste (Antonio Carneiro, Joãozinho Paraiba) e assim, a gente incursionou por vários municípios. Esses nomes citados, a meu juízo, foram bons gestores, bons prefeitos.
Congratulações - A deputada Patrícia Saboya (PDT), aprovou Voto de Aplauso, Regozijo, Louvor ou simplesmente de Congratulações à prefeita Adriana Pinheiro Barbosa (de Fortim), recentemente eleita presidente da APRECE, Associação dos Prefeitos e Municípios do Estado do Ceará, aliás, já empossada no cargo, em solenidade no próprio Legislativo Estadual.
Barreira eletrônica - Outra estadual, deputada Mirian Sobreira (PSB), quer que o Detran instale barreiras eletrônicas, sinalização horizontal e vertical adequadas ao cruzamento da Rua do Cruzeiro, em frente ao Polo de Lazer ou especificamente na curva da morte, em Iguatu. Não tenho a menor dúvida de que o Superintendente Igor Vasconcelos Ponte vai tomar as providências. Afinal, vem o 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.
Agora Bethrose - A jovem parlamentar do PRP, que foi oito anos a primeira-dama de São Gonçalo do Amarante, solicitou da AL envio de ofício ao Comandante da Polícia Militar do Ceará, requerendo a implantação de um Posto Policial no distrito de Cágado, naquele município. Aliás, já devia existir, não apenas em Cágado, mas, em todos os distritos de todos os municípios cearenses. Ou não?
Fernanda Pessoa - A conhecida parlamentar do PR, filha do ex-prefeito Roberto Pessoa, de Maracanaú, está lutando junto ao Governo do Estado, através da SSPDS, no sentido de conseguir a liberação de três (3) viaturas do Ronda Escolar para o município. A solicitação atende não apenas aos estudantes e pais, mas, o foco de apoio do secretário Marcelo Farias e do prefeito Firmo Camurça à Educação local. Coronel Bezerra, Dr. Aloísio Carvalho, vamos atender a Maracanaú. Sou cidadão honorário do município e também me incorporo à presente solicitação.
 
Fonte: AVOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...