
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
PREFEITOS TOP 10

Em Pentecoste a oposição está se articulando visando a eleição de 2010.
Muito provavelmente se for concretizada essa união, na eleição de 2010 a oposição terá como candidato o Deputado Estadual João Jaime Marinho (PSDB), e o candidato a Deputado Federal será do PMDB, e muito provavelmente será José Gerardo Arruda.
Postado por Raimundo Moura
domingo, 27 de dezembro de 2009
TEJUÇUOCA CRIA BOLSA BODE
A principal vitrine do município de Tejuçuoca, cidade do semiárido cearense que tem o título de “capital estadual do bode”, agora é alvo de um programa criado pela prefeitura: o Bolsa Bode. Um auxílio mensal de R$ 100 ajudará a cobrir gastos com vacinas e ração, por exemplo. Os jovens passarão por oficinas para aprender a criar os animais, e a prefeitura promete comprar a carne e o leite produzidos.
O bode é o xodó da cidade de 15 mil habitantes. Em muitas famílias, conta o prefeito, ele é considerado animal de estimação, alimentado com mamadeira e criado dentro de casa. “As pessoas têm uma estima pelo bode. Às vezes, fica um filho rejeitado, a cabra não consegue criar porque falta leite."
sábado, 26 de dezembro de 2009
Toinho do Afonso e amigos com Avelino Forte em 2010
DIVISÃO ENTRE SITUAÇÃO E OPOSIÇÃO EM PARAIPABA
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Visita da Caravana 22 a Paracuru
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Paraipaba terá agência do INSS

As cidades com novas agências ou prédios reformados são Aquiraz, Aracoiaba, Araripe, Aurora, Barro, Baturité, Beberibe, Bela Cruz, Canindé, Caririaçu, Cedro, Eusébio, Guaiuba, Horizonte, Iracema, Itaitinga, Jaguaribe, Jaguaruana, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Marco, Massapê, Morrinhos, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Morada Nova, Ocara, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, Tabuleiro do Norte, Pacajus, Quixadá, Jardim, Jucás, Orós, Pedra Branca, Várzea Alegre, Campos Sales, Icó, Senador Pompeu, Amontada, Coreaú, Cruz, Forquilha, Granja, Ipu, Independência, Ibiapina, Tauá, Ipueiras, Irauçuba, Itarema, Nova Russas, Novo Oriente, Parambu, Quiterianópolis, Santana do Acaraú, Tamboril, Tianguá, Trairi, Ubajara e Sobral. Enviar para o Twitter http://twitter.com/raymoura
sábado, 12 de dezembro de 2009
2ª CREDE INICIA PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO PARA ADESÃO DA EEEP FLÁVIO GOMES GRANGEIRO EM PARAIPABA
A escola que funcionará no atual prédio da EEFM Flávio Gomes Granjeiro passará por uma reforma para adaptação e deverá ofertar ensino médio integrado à educação profissional em tempo integral, contemplando 135 jovens daquele município com os cursos de Técnico em Guia de Turismo, Técnico em Informática e Técnico em Segurança do Trabalho.
Do dia 14 até o dia 16 de dezembro será formalizado o processo de adesão dos alunos que pretendem estudar na escola, para tanto os pais devem comparecer à escola Flávio Gomes Granjeiro com cópia do comprovante de endereço e cópia do boletim do 9º ano. Os alunos a serem selecionados são os que residirem mais próximos da escola. Poderão se inscrever alunos concluintes do ensino fundamental público e privado, sendo que para os alunos oriundos da rede privada serão assegurada sapenas 20% das vagas disponíveis.
A CREDE e a escola marcarão após a pré-inscrição um novo momento de sensibilização e apresentação mais detalhada dos cursos, perfil do aluno para cada uma das formações técnicas ofertadas e a estrutura de funcionamento da escola profissional. A previsão é que até o dia 23 de dezembro seja divulgado a lista dos alunos selecionados.
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Equipe Vascóvia de Futsal irá participar da seletiva 2009 em Paraipaba


A equipe Vascovia de Futsal Paraipabense irá participar da seletiva do campeonato da 2ª divisão de futsal organizado pela Prefeitura de Paraipaba, a seletiva se iniciará em dezembro de 2009 e irá até 2010. A Equipe do Vascóvia é uma divisão do Arsenal Paraipaba de Futsal, time tri-campeão local, o projeto do Vascóvia é uma maneira de levar jovens a prática do esporte, o time é patrocinado pelo professor Nenê Carneiro e por J. Rações.
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
PR REALIZA, NESTA QUINTA-FEIRA, ATO DE FILIAÇÕES EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE
São Gonçalo do Amarante é o próximo município a receber a Caravana 22 - 2
vezes mais Ceará, realizada pelo Partido da República (PR). A caravana chegará ao município às 8 horas desta quinta-feira (10/12) e terá como ponto de concentração a Praça da Matriz, onde será montada uma tenda para atender os novos filiados. No mesmo dia 10, às 14 horas, a Caravana 22 segue para São Luís do Curu, e às 16 horas vai a Umirim para receber os novos republicanos.
Os republicanos estarão, nesta sexta-feira, na Praça do Mercado de Pentecoste, a partir das 8 horas da manhã. No domingo (13), Paracuru receberá a Caravana a partir das 7 horas. No município, a tenda de filiações será montada próxima ao mercado da cidade.
Liderada pelo presidente da sigla no Estado, Lúcio Alcântara, e pelo prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, a Caravana 22 já passou pelos municípios de Pacajus, Horizonte, Russas, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Jaguaribe, Icó, Jucás, Iguatu, Mombaça, Quixeramobim, Quixadá, Canindé, Caucaia e Maracanaú.
O objetivo geral da Caravana PR 22 é promover a Campanha de Filiação do Partido da República (PR), arregimentando novos membros ao partido e contribuindo para o fortalecimento da legenda no Ceará. O PR também está recolhendo subsídios juntos às bases eleitorais para elaboração de suas bandeiras de luta.
O conceito desenvolvido para a Campanha de Filiação ao PR e para a Caravana
PR 22 é baseado no número da legenda, seguido dos seguintes slogans: "PR 22: duas vezes mais Ceará" e "Com você o Partido da República é duas vezes maisforte". Trata-se de um projeto nacional, a ser desenvolvido em todos os Estados brasileiros com o objetivo de divulgar as propostas do PR e conquistar novas filiações. Com informações da assessoria de imprensa do PR.
domingo, 6 de dezembro de 2009
São Gonçalo do Amarante aposta no ensino em casa para acabar analfabetismo
Os moradores do município de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza, que não tiveram a oportunidade de começar ou de concluir seus estudos vão poder concluir seus estudos em casa. A secretaria de educação do município aposta no projeto “Em Casa Também se Aprende”, que leva educadores até à casa de pessoas não alfabetizadas e sem condições de frequentar uma turma em regime regular.
A cidade quer erradicar o analfabetismo que, em 2005, atingia 10% da população. Atualmente, esse número caiu para 5,2%. Os estudantes do projeto recebem material didático, cesta básica e assistência médica.
Após alfabetizados, os alunos são inclusos nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O projeto ‘Em Casa também se Aprende’ acontece até 2011.
Com informações da assessoria da Prefeitura de São Gonçalo Enviar para o Twitter http://twitter.com/raymoura

VEJA: PMDB DO CEARÁ AMEAÇA ROMPER COM DILMA SE PT LANÇAR PIMENTEL
O PMDB do Ceará ameaça implodir a aliança nacional do partido com o PT para lançar a candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Roussef. A exigência do PMDB, segundo matéria publicada na revista Veja que estará nas bancas neste domingo, é a retirada da candidatura do ministro da Previdência, José Pimentel, da corrida por uma das vagas ao Senado Federal.
Levantamento da Veja aponta que a maioria no PMDB favorável a um acordo formal com o PT é apenas 53 votos. O PMDB do Ceará controlado pelo deputado Eunício Oliveira representa 63 votos na convenção nacional peemedebista. Ou seja, há um risco real da aliança não acontecer se o PT cearense mantiver a disposição de apresentar a candidatura de Pimentel a senador. Leia mais sobre esse assunto na revista Veja:
O Ceará pode secar... o PT
Paulo Alvadia/AE![]() |
É de apenas 53 votos a vantagem que os governistas têm sobre os oposicionistas na convenção do PMDB que, em junho de 2010, decidirá se ratifica ou não a aliança com a candidata petista ao Planalto, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. A margem é tão estreita que pode ser revertida com a mudança de lado de um só diretório estadual, como o do Ceará, que tem 63 votos. E essa é uma ameaça real. O PT cearense quer que o ministro da Previdência Social, José Pimentel, dispute o Senado, o que pode atrapalhar a eleição do cacique local do PMDB, Eunício Oliveira. Se o PT insistir nessa ideia, o PMDB cearense vai dizer não à aliança para eleger Dilma.
domingo, 29 de novembro de 2009
Comunidade no Orkut indaga pré-candidatura de ex-prefeito a Estadual.

NC:Dr. Lúcio Alcântara sou José Gomes da cidade de Paraipaba, gostaria de saber por curiosidade se existe a possibilidade de um candidato a estadual do PR no Vale do Curu, com o apoio de Walter, Zé Afrânio e Dr. Roberto... Em Pentecoste comenta-se uma possível candidatura de Joãozinho Paraíba pra estadual, é com seu consetimento?
LA:Se o Joãozinho quiser, será. Lúcio.
Paraipaba torce pelos DOIS do 22

Por:Nenê Carneiro
PAES DE ANDRADE ARTICULA PARA PMDB LANÇAR REQUIÃO CANDIDATO AO PLANALTO

Por: Donizete Arruda
O PMDB vive mais uma divisão em sua história. Na terça, influentes membros do partido lançam a candidatura a presidente do governador do Paraná, Roberto Requião. O lançamento acontecerá em Brasília. Na tropa de choque da candidatura de Requião que tenta barrar o apoio peemedebista a candidatura da ministra Dilma Roussef, do PT, é liderada pelo próprio Requião e tem entre seus membros um cearense: o ex-deputado federal e ex-embaixador Paes de Andrade.
Paes de Andrade que apoiou o nome de Lula nas duas vezes em que ele se elegeu presidente se manifesta agora contrário a aliança do PMDB com o PT. Defende a candidatura própria e garante que estará presente na terça na festa de lançamento de Requião ao Planalto. Paes tentará convencer o PMDB do Ceará liderado por seu genro, o deputado Eunício Oliveira a aderir a essa tese. Ocorre que Eunício está fechado com o apoio a Dilma Roussef. Leia mais sobre esse assunto em matéria do jornal Correio Brasiliense:
A terceira via do PMDB
por Luiz Carlos Azedo
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Grupo Forte é o povo, dá sinal de vida.
Por Nenê Carneiro
TRE mantém cassação de Perboyre Diógenes
Parlamentar acusado de construir cinco açudes em troca de votos

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), em sessão realizada quarta-feira, rejeitou os embargos declaratórios interpostos na Ação de Impugnação do Mandato Eletivo (Aime) contra o deputado estadual Perboyre Diógenes (PSL) por captação ilícita de sufrágio.
Portanto, o TRE manteve a determinação anterior, que cassou o mandato do deputado. Os embargos foram interpostos pela Procuradoria Regional Eleitoral em razão de denúncias do parlamentar [na época candidato] ter utilizado recursos públicos para construção de cinco açudes em troca de votos dos eleitores, durante a campanha eleitoral de 2006.
Na ação de impugnação, o Ministério Público Estadual (MPE) mostrou que havia expresso apoio da administração municipal de Saboeiro aos ilícitos eleitorais perpetrados, vez que patrocinava e promovia a candidatura de Perboyre Diógenes.
A reportagem do jornal O Estado procurou o deputado para comentar o assunto, mas até o final desta edição não obteve retorno.
E mais
O TRE também julgou improcedente o recurso eleitoral da Ação de Investigação Judicial Eleitoral do município de Alcântaras no Estado do Ceará. Com isso, manteve a decisão do juiz que cassou os diplomas eletivos do prefeito e vice-prefeito do município, Raimundo Gomes Sobrinho (PR) e Joaquim Benício Filho (PC do B), respectivamente, os quais devem recorrer da decisão.
Fonte: Laura Raquel
domingo, 22 de novembro de 2009
FOLHA DE SÃO PAULO: DEPUTADOS FEDERAIS CEARENSES ENVOLVIDOS EM ESCÂNDALO
Mais um escândalo envolvendo a Câmara dos Deputados. O jornal Folha de São Paulo publicou neste domingo uma reportagem denunciando que deputados federais utilizaram notas fantasmas em suas prestações de contas da verba de desempenho parlamentar(VDP). Dois deputados federais do Ceará são suspeitos dessa prática: Eugênio Rabelo(PP) e José Airton Cirilo(PT).
A Folha de São Paulo teve acesso a caixa preta das notas fiscais por decisão judicial e apurou que José Airton alugou carros de uma empresa inexistente em Pacajus. Já Eugênio Rabelo é acusado de ter alugado veículos de uma empresa que não existe e que segundo a nota apresentada por ele à Câmara Federal funcionaria no município do Eusébio. Airton Cirilo e Eugênio Rabelo negam ter cometido qualquer irregularidade na prestação de contas de sua VDP. Alegam que o serviço foi prestado e rejeitam ter cometido alguma fraude.
Empresa Litorânea não opera mais em Pentecoste!!! O povo não foi consultado.

O que Você acha desta Mudança????
Fonte: Prof. Danúsio Almeida
sábado, 14 de novembro de 2009
Dr. Bernardo longe do PCdoB de Paracuru.

Dr. Bernardo, grande liderança política de Paracuru-CE, ex-prefeito deste município, anunciou no dia 23 de julho último, ao Comitê Municipal do partido sua decisão de se desfiliar e, obviamente, se afastar da presidência do PCdoB em Paracuru.
Ao afirmar que se manterá sem filiação partidária dr. Bernardo disse estar disposto a colaborar com o partido.
Assume em seu lugar dr. Júlio Neto, odontólogo que foi candidato a vereador nas últimas eleições e vem travando batalha judicial contra a prefeitura de Paracuru para se manter em seu cargo de servidor público e receber seus vencimentos integralmente.
Postado por PCdoB/Paracuru às 19:13
CID GOMES APÓIA EUNÍCIO OLIVEIRA PARA O SENADO EM 2010
Por: Raphael Barros
Segundo o governador Cid Gomes, o PMDB não ficou com nenhuma das principais vagas na aliança que aconteceu em 2006, por isso apoiará a candidatura do deputado federal Eunício Oliveira (PMDB-CE) para o Senado em 2010.
"Tenho um compromisso que não é de agora, mas desde a eleição passada. São duas vagas para o Senado e, uma delas, eu apoiarei a candidatura do Eunício Oliveira", afirmou o governador.
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
PROJOVEM entrevista duas das moradoras mais antigas de Paraipaba
.jpg)
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Loucura de Quem?
Durante a abertura da Feira das Comunidades em Paracuru-CE, o nobre deputado, em seu discurso inflamado, acusou os opositores da prefeita Érica de Figueiredo de psicopatas. Opositores que têm feito nada mais, nada menos que executar as ações acima citadas e grifadas.
O que me desperta no entanto preocupação em relação à sanidade mental ou, senão isto, mas falta de coerência política, é o fato do deputado estadual Zezinho Albuquerque, membro do partido do governador do estado do Ceará, Cid Gomes, apoiar e vir defender, como ocorreu no último fim de semana, um grupo político que votou e apoiou o ex-governador Lúcio Alcântara nas últimas eleições para governador, bem como têm feito duras críticas ao governo do estado.
Exemplos destas críticas? Que tal a entrevista que o ex-prefeito, Ribeiro, deu à rádio Mar Azul FM afirmando que o governador Cid Gomes é mau pagador? Ou que tal as declarações públicas do vereador Carlão, líder da prefeita na Câmara, de que o governador estava perseguindo a gestão da prefeita Érica?
As críticas muitas vezes são feitas com palavras ofensivas e adjetivos perjorativos, como bem sabe o povo de Paracuru.
E por falar nisso, acredito que este modo grosseiro e prepotente de fazer política, sempre usado pelo grupo do ex-prefeito, incluindo aí sua pupila e atual prefeita, parece ter contaminado o nobre deputado.
Ora nobre deputado não são bravatas e jargões ditas aos ventos uivantes das praias de Paracuru que irão ocultar os graves erros cometidos pela gestão passada e continuadas nesta e que estão sob investigação das procuradorias públicas. O povo desta terra já sabe os verdadeiros motivos pelos quais a Praça da praia da Monguba e o Complexo Turístico Rodoviário não foram inaugurados. Bem como já sabem os meios que fizeram um pequeno grupo de Paracuru enriquecerem da noite para o dia.
Quem é louco mesmo de não perceber tudo isto?
União pelo Paracuru?
(http://daspalavrasedascoisas.blogspot.com/2009/01/unio-pelo-paracuru-sua-persistncia.html)
Já questionava o fato dele ter sido feito entre grupos historicamente rivais e que haviam, em determinado período político-eleitoral, trocado acusações mútuas e variadas de corrupção: o grupo seguidor do ex-prefeito Ribeiro e o do ex-prefeito Tito Ramos.
Comentava-se, e ainda se comenta, na cidade, que a aliança teria sido feita a partir de um prévio acordo financeiro entre os caciques de ambos os grupos. O que não se pode provar.
Na aliança ficou estabelecido que o ex-vereador Ivan Albuquerque, filho de Tito ramos, comporia como vice na chapa, o que de fato ocorreu. A partir daí foi feito um maciço processo de divulgação de uma "União pelo Paracuru".
Dava a conotação, para o povo, de que os grupos haviam se unido para construir um futuro melhor para esta cidade.
Mas, eis que o vice-prefeito Ivan, vem a público lançar-se candidato a deputado estadual, "com uma ano de antecedência", como ele mesmo falou no programa de rádio Mar Azul Notícias, e informar aos ouvintes que sua relação com a prefeita se manterá como sempre esteve: distantes.
Disse claramente que em nove meses de administração da prefeita Érica não foi convidado para fazer parte da gestão.
Palavras dele: "as pessoas me perguntam: "Ivan você rompeu com a prefeita? Não, não rompi porque nunca tive participação nenhuma na administração. Vai fazer nove meses e eu nunca tive participação de nada. (...) Não fui procurado pra fazer parte da administração".
O que nos induz a perceber que o acordo foi apenas eleitoreiro. O grupo do ex-prefeitoTito, foi usado apenas para garantir a continuidade do grupo do ex-prefeito Ribeiro no poder. Portanto, não havia união, muito menos algum projeto político para o município, o que houve foi apenas acordo de interesses individuais ou de grupos.
REUNIÃO DE TUCANOS E DECLARAÇÃO DE RAIMUNDO GOMES AGITAM BASTIDORES DO PSDB

Por: Antonio Oliveira
Durou mais de três horas a reunião em que caciques do PSDB discutiram, na tarde e noite da última sexta-feira, no escritório do senador Tasso Jereissati, no Bairro da Aldeota, em Fortaleza, os rumos do partido nas eleições de 2010. Foi unânime, entre os presentes, o sentimento de que o PSDB deve apresentar candidato ao Governo do Estado.
O encontrou reuniu, entre outros tucanos, o presidente da executiva regional, Marco Penaforte, os ex-presidentes Carlos Matos, Cirilo Pimenta, Luiz Pontes, Assis Machado e Maia Júnior, além do deputado federal Raimundo Gomes de Matos - este já se lançou pré-candidato a governador, e dos empresários Beto Studart, Ednilton Soarez e Amarílio Macedo.
Da reunião, saiu uma decisão: o PSDB irá realizar prévias para escolher, entre os pré-candidatos a governador, o nome que mais condições se apresentar para unir o partido e se transformar em palanque para o postulante tucano à sucessão do presidente Lula. Além de Raimundo Gomes de Matos, outros tucanos deverão se apresentar como pré-candidatos à sucessão do governador Cid Gomes (PSB).
A informação sobre a reunião no escritório do senador Tasso Jereissati foi dada, hoje, com exclusividade, pelo jornalista Donizete Arruda no Jornal Alerta Geral - noticiário transmitido para 16 emissoras de rádio na Região Metropolitana de Fortaleza (FM 89.3, FM 90.7, FM 106.1 e FM Canaã 104.3) e cidades do Interior. Donizete deu detalhes da reunião e, nesta segunda-feira, ao conversar com lideranças do PR que tiveram acesso a informações privilegiadas do encontro dos tucanos, apurou novos detalhes do encontro que definiu uma nova fase do PSDB na corrida ao Governo do Estado em 2010.
As informações foram antecedidas da entrevista do deputado federal Raimundo Gomes de Matos que admitiu a pré-candidatura ao Governo Estadual. E, nesta quarta-feira, o Jornal Alerta Geral, ancorado pelo jornalista Luzenor de Oliveira, entrevista o presidente da Executiva Regional do PSDB, Marco Penaforte. O Alerta Geral começa às 7 horas.
PSDB LANÇARÁ RAIMUNDO GOMES PRÉ-CANDIDATO AO GOVERNO DO ESTADO

Os dirigentes estaduais do PSDB se preparam para lançar o deputado federal Raimundo Gomes de Matos pré-candidato ao Governo do Estado. A avaliação, entre lideranças regionais e nacionais, é que o partido não pode ficar sem palanque no Ceará. Os tucanos demonstram preocupação com o isolamento a que o partido foi submetido nos últimos três anos, mesmo tendo o maior número de prefeitos e deputados estaduais. Outra preocupação é que o PSDB está como aliado do Governo Cid Gomes, mas nunca é tratado como aliado que tem 14 deputados estaduais.
O deputado Raimundo Gomes de Matos, em entrevista, hoje, ao Jornal Alerta Geral, admitiu ter sido chamado pelos tucanos para ser pré-candidato ao Governo do Estado e afirmou que vai aceitar a missão. Clique ícone para ouvir a entrevista concedida ao jornalista Luzenor de Oliveira, âncora do Jornal Alerta Geral, transmitido para 16 emissoras de rádio na Rehião Metropolitana de Fortaleza e cidades do Interior do Ceará.
sábado, 7 de novembro de 2009
ELEIÇÕES 2010: TASSO JÁ SE COMPORTA COMO PRÉ-CANDIDATO AO GOVERNO DO CEARÁ
O senador Tasso Jereissati (PSDB), eleito pela segunda vez presidente da Subcomissão de Segurança Pública do Senado Federal, em entrevista à TV Jangadeiro na tarde desta sexta-feira (6), falou sobre o consumo de crack no Brasil e se comportou como pré-candidato ao Governo do estado ao comparar o sistema de segurança aplicado durante a gestão Cid Gomes e a sua.
Para Tasso, “é preciso uma reestruturação do sistema de segurança pública. Vai ser o primeiro ponto que nós vamos discutir já na próxima semana”. Ele acredita que as duas Polícias, Civil e Militar, precisam trabalhar em conjunto para ter maior eficiência e evitar corrupção.
Quando perguntado sobre o trabalho do Ronda do Quarteirão, o ex-governador afirmou que o programa precisa ser integrado a outras atividades para ter sucesso. “Eu acredito, sim, no trabalho do Ronda do Quarteirão, desde que seja integrado a outras atividades. Ronda do Quarteirão por si só não é a solução”.
O parlamentar é um dos nomes especulados, dentro do PSDB cearense, para disputar o governo do estado. A comparação feita entre a sua gestão e a de Cid, sobre segurança, aumentou a expectativa de que dispute o Governo do Ceará nas eleições de 2010. “No meu governo nós contratamos vários especialistas para fazer análise do nosso sistema de segurança”, diz Tasso.
PR ESTÁ COM BLOCO NA RUA PARA CONCORRER AO GOVERNO DO ESTADO, DIZ LÚCIO

Por: Antonio Oliveira
O PR está com o bloco na rua para disputar as eleições de 2010. A declaração é do ex-governador e presidente da Executiva Regional do PR no Ceará, Lúcio Alcântara, ao anunciar que, na próxima segunda-feira, será lançada, no Hotel Marina Parque, em Fortaleza, o projeto Caravana 22 que marca uma nova fase nas articulações da sigla com vistas as eleições do próximo ano. Lúcio, em entrevista, na manhã de hoje, ao Jornal Alerta Geral (Rede SomZoom Sat e FM Canaã 104.3 - Grande Fortaleza), avalia que o cenário de candidatura única ao Governo do Estado está descartado porque o PR lançará o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa. Os dirigentes do PR, segundo ele, vem se articulando com dirigentes do PPS e PSDB. Clique ícone para ouvir a entrevista de Lúcio ao Jornal Alerta Geral.
José Airton consegue melhoria da malha rodoviária do Ceará na Comissão de Viação e Transporte
Por iniciativa do deputado federal José Airton o PL 5.380/2009, que "inclui na Relação Descritiva das Rodovias do Sistema Rodoviário Federal, anexo da Lei nº 5.917, de de 10 de setembro de 1973, foi aprovado.
O PL inclui no Plano Nacional de Viação o trecho rodoviário com pontos de passagem pela BR-222, Km 77,9 - São Luis do Curu - Pentecoste - General Sampaio - Paramoti - até a BR -20 no Km 337,8 no Estado do Ceará", foi aprovado pela Comissão de Viação e Transporte.
Agora o PL seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça. Para o Deputado, o trecho é fundamental para o desenvolvimento da região que necessita de rodovias seguras para o escoamento dos produtos.
Claudia Vidal - Jornalista: DRT 6203/PR
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
CIDADÃOS DE PARAIPABA REFÉNS DE ASSALTANTES
VALE DO CURU DEFINIDO OU QUASE DEFINIDO PARA 2010.
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Eleições 2010 movimentam cenário político no Ceará
Partidos aliados ao governador se articulam para definição de vagas
Até então convicto de que disputaria uma das cadeiras do Senado nas eleições de 2010, o deputado federal Chico Lopes (PCdoB) já não dá como certa a candidatura. Diz preferir a re-eleição, por considerá-la “mais fácil” de ser garantida. E o pivô desse recuo é um aliado tanto de plenário quanto das alianças locais: o deputado federal Eunício Oliveira (PMDB), já tido como eleito para muitos.
As declarações do comunista foram concedidas ao O Estado em entrevista, no Aeroporto Internacional Pinto Martins. Ele também citou os nomes do ministro José Pimentel (PT) e do senador Tasso Jereissati (PSDB) como candidatos que poderiam frustrar os planos do partido de conseguir mais uma vaga no Senado. Hoje, o PCdoB tem em Inácio Arruda seu único representante.
Por conta disso, argumentou que a decisão final ficará com a cúpula regional, comandada pelo recém re-eleito presidente Carlos Augusto Diógenes – o Patinhas. “Tem muita gente forte. Ainda não sei [se opta pela re-eleição ou sai para o Senado]”, pontuou.
Apesar da ponderação, Lopes adotou uma postura similar a de Tasso Jereissati dentro do PSDB quanto às eleições do ano que vem. Semana passada, o tucano disse estar disposto a fazer o que for preciso para levar a legenda de volta ao poder – até tentar o Governo do Estado, pela quarta vez.
Chico Lopes fez apenas uma pequena adaptação. “Postulo o cargo que o presidente decidir, inclusive ao Senado Federal. Eu sou um homem de partido e, como tal, vou cumprir aquilo que a mim for determinado”, assinalou. Acrescenta que o seu próprio partido é a favor da chapa de Eunício Oliveira por conta da predileção do governador Cid Gomes (PSB), pelo peemedebista.
E foi justamente esse apoio do Palácio Iracema que o deputado apontou como condicionante para o PCdoB sair vitorioso numa possível disputa pelo Senado. “Todos os últimos senadores, inclusive o Inácio, tiveram o apoio do governador de plantão. Quem for candidato e não tiver o apoio declarado do governador não vai ser eleito”, previu.
O parlamentar cogitou até que outro nome do PCdoB – que não o dele - seja indicado para a sucessão. Com isso, assegurou que, nos bastidores, as lideranças comunistas levam à exaustão o debate em torno da possibilidade da agremiação lançar o segundo nome da base de apoio a Cid Gomes para o Senado. O PT também reivindica o posto. “Vamos lutar para termos candidato ao cargo. Mas, precisamos combinar com o governador”, admitiu.
QUARTA PRECISA SER DISCUTIDA
Esse “acordo” com Cid também foi destacado pelo deputado federal Paulo Henrique Lustosa (PMDB). Para ele, a coligação de 2010 já tem três dos quatro cargos majoritários destinados a partidos da base.
O Governo permaneceria com o PSB (Cid); a Vice-governadoria com o PT (Francisco Pinheiro); e uma das cadeiras do Senado com o PMDB (na figura de Eunício). O “problema” estaria justamente no nome que acompanharia Oliveira na chapa, pois até o PSDB pleiteia o reforço do Executivo para re-eleger Tasso Jereissati. “A quarta vaga, que não tem definição ainda, precisa ser discutida”, defendeu, colocando-se contra os petistas ficarem com a vice e também lançarem candidato ao Senado.
Lustosa levantou a bandeira de que, se o PT colocar mesmo o ministro José Pimentel ou qualquer outro representante na concorrência pelo Senado, a Vice-governadoria deve ficar com outro aliado. Semana passada, a virtual futura presidente dos petistas, prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, assegurou que a legenda vai sair com candidatura para o cargo e vai brigar para continuar sendo o braço direito do governador.
Ela vaticinou que isso independe dos acordos a serem feitos daqui pra frente. “O quê eles têm de especial para ficarem com as duas vagas da chapa majoritária. Não são nem o maior partido do Ceará”, alfinetou Paulo Lustosa.
Por fim, o peemedebista colocou-se contra o PMDB cearense já declarar apoio à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT). O deputado colocou a candidatura do deputado federal Ciro Gomes (PSB) à Presidência da República como fator determinante. “Eu não fui consultado sobre essa questão. Por isso, não aprovo esse apoio”, rechaçou.
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Apuiarés pronto pra 2010
O outro lado - O atual prefeito de Apuiarés, Roberto Gomes da Silva, continua firme ao lado do deputado Rogério Aguiar (PSDB) e aguarda definição do parente Lúcio Alcântara se vai ou não disputar vaga à Câmara Federal. “Robertão” fica em casa”. Já votava em Léo.
Fonte: Blog do Raimundo Moura

Considerada a maior e mais estruturada feira livre da Região do Vale do Curu, a feira de Paraipaba foi assunto de vários debates na Câmara Municipal e por populares nas ruas da cidade. O motivo de tanto assunto foi a mudança do dia da feira de domingo para o sábado, essa suposta mudança foi encarada por diversas classes trabalhistas como o fim de uma feira que tanto evoluiu nos últimos vinte anos, já a maioria dos comerciantes locais preferiram a opção para o sábado alegando o domingo para o descanso dos mesmos. A Câmara de Paraipaba ficou em cima do muro e prorrogou o assunto para os próximos meses. Por Nenê Carneiro

PR de Paraipaba de mãos atadas com o grupo do ex-prefeito José Gutemberg (PSDB).
O Presidente do Partido da República de Paraipaba Francisco Paulino Cavalcante "O Betão", que está um pouco por fora da política, deixou o partido sob os comandos de seu irmão vice-prefeito de Gutemberg na campanha de 1996, o estimado José Paulino Cavalcante "José Martins" que se ligou ao grupo político de José Gutemberg Meireles de Sousa, prefeito por três vezes em Paraipaba, a aliança irá se concretizar no apoio em 2010 pra campanha de deputado, onde os mesmos irão provavelmente apoiar Domingos Neto(PSB) pra federal e João Jaime(PSDB) pra estadual.
MOTORISTAS RECLAMAM DAS FISCALIZAÇÕES DA CPRV DURANTE ENCONTRO DO PSDB
Os motoristas do interior do estado reclamam do rigor das fiscalizações da Companhia de Policiamento Rodoviário do Estado (CPRV). Durante encontro regional do PSDB, o senador e ex-governador Tasso Jereissati, incitou a população de Quixeramobim a reclamar sobre as possíveis perseguições dos policiais.
O governo do Ceará já havia mudado aproximadamente 80% do efetivo da CPRV para combater os abusos. Este assunto é destaque no editorial desta segunda-feira (2) com o jornalista Luzenor de Oliveira. Clique no player abaixo e ouça o editorial do Alerta Geral.
CONSTRUÇÃO DE CASAS POPULARES NÃO SAI DO PAPEL NO CEARÁ
O estado do Ceará é destaque na edição desta sexta,30, no jornal O Globo, revelando que a Caixa Econômica Federal não tem assinado contratos para a construção de casas populares no programa Minha Casa, Minha Vida no Estado. O Ceará está na vigésima quinta colocação no ranking dos estados só conseguindo ter um desempenho melhor do que Roraima e Rondônia.A Caixa Econômica admite que a implantação desse projeto prioritário do governo do presidente Lula não está no ritmo desejado.
A Caixa Econômica Federal no Ceará, através do gerente regional Adalffan Barreto, alega problemas burocráticos para passar seis meses desde o lançamento desse projeto que mesmo lançado não saiu do papel.Barreto explicou que houve atraso na execução do programa no Ceará. O Sinduscon - Sindicato da Construção Civil responsabiliza a Cagece e o Corpo de Bombeiros pelo atraso. A Secretaria das Cidades se manifestou em defesa da Cagece declarando que a empresa de água do Ceará não pode ser responsabilizada sozinho. Leia mais sobre esse assunto no jornal O Globo: www.oglobo.com.br
Sabores da Lagoinha
A qualidade em serviços e a inserção da comunidade no processo são metas principais do projeto Costa dos Ventos

Para começar bem o dia, apreciando as dunas e coqueirais da praia, a dica é o café da manhã do Hotel Platô. O serviço é oferecido a hóspedes e também ao público em geral. No cardápio, as opções são frutas, sucos, tortas, croissants, pães, tapiocas, entre outros. "O nosso diferencial é que os clientes podem contemplar a beleza da praia enquanto são servidos com um excelente café. Além disso, a qualidade no atendimento também atrai muitos turistas de todos os lugares do Brasil e do mundo", explica a proprietária do hotel, Michelle Correia.
Após o café, os turistas podem aproveitar o mar, fazer passeios em meio à natureza quase intocada da praia ou simplesmente descansar. A experiência de viver por alguns dias ou até mesmo algumas horas na Lagoinha pode ser enriquecida com um delicioso almoço. No restaurante Manzari, os turistas encontram excelentes opções. O empreendimento é novo, só existe há sete meses, mas já vem sendo bastante elogiado por turistas que frequentam o local.
O Manzari é especializado em pratos à base de frutos do mar, como a paella (prato de origem espanhola) e pargo à Manzari, feito no forno, as duas opções mais pedidas pelos clientes. Ao todo, são cerca de 50 itens no cardápio. O proprietário do restaurante, Joãozinho Góis, trabalha com turismo há 30 anos e conta que tomou a iniciativa de abrir o empreendimento por constatar que os turistas estão cada vez mais exigentes e que Lagoinha precisava de uma boa opção para atender a esses turistas.
"Nós prezamos pela qualidade e por isso nos inscrevemos para participar do programa Selo de Qualidade em Serviços do Sebrae. Fizemos um investimento grande na nossa cozinha para nos adequarmos aos mais rigorosos critérios de qualidade", afirma Joãozinho. Segundo ele, o restaurante está associado à Abrasel e trabalha com agências de receptivo, que transformaram o restaurante em um ponto de parada obrigatório para os turistas que visitam a praia.
Outro ponto que atrai turistas são os quiosques da praça da Lagoinha, que servem lanches variados, como salgados, lasanhas, tortas, churrasco e outros. Um dos quiosques é da família de Paixão Cordeiro de Sousa, que abre de segunda a sábado, a partir das 17 horas. "Os turistas que vêm aqui elogiam muito. Um casal de Minas Gerais gostou tanto que voltou para Lagoinha e ao quiosque também. Isso para mim foi uma prova de que nosso trabalho está no caminho certo", disse. O empreendimento já faz parte da recém-criada Associação de Restaurantes, Hotéis e Pousadas de Paraipaba - Rede Praia de Lagoinha.
Costa dos Ventos
A busca pela qualidade na prestação dos serviços ao turista e a inserção da comunidade no processo são metas do projeto de roteirização da Costa dos Ventos, idealizado pelo Sebrae no Ceará, que envolve os municípios de Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba e Trairi. O que se pretende com o projeto é harmonizar a oferta turística desses destinos, ampliando a sua competitividade no mercado, sem deixar de respeitar as peculiaridades de cada município beneficiado.
As ações do Sebrae visam o incremento da comercialização desses destinos enquanto roteiro e não mais isoladamente, trabalhando não só as empresas mais diretamente ligadas à atividade turística, mas também os segmentos de artesanato e cultura de forma a promover o desenvolvimento sustentável da região. Por isso, o público alvo do projeto são os empreendedores formais e informais dos meios de hospedagem e alimentação, bugueiros, guias de turismo, artesãos e agentes culturais dos municípios. O projeto vai beneficiar cerca de 300 empreendimentos formais e informais da cadeia produtiva do turismo local, atingindo mais de mil pessoas, gerando emprego e renda.
Fonte: Diario on line
Festival dos Ventos agita a praia
Em formato de meia-lua, com uma enseada cercada por dunas amarelas, além de arrecifes e coqueirais ponteados por bicas de água doce, a praia de Lagoinha, no município de Paraipaba, a 124 quilômetros de Fortaleza, se prepara para sediar, nos dias seis e sete de novembro próximo, a segunda edição do Festival dos Ventos.

Realizado pela primeira vez em dezembro de 2008, o festival tem sido um importante instrumento na divulgação das belezas do litoral Oeste do Ceará, principalmente por dar visibilidade ao potencial turístico da praia de Lagoinha, o que tem sido decisivo para aumentar o tempo de permanência de turistas para 3,5 dias, oferecendo novas oportunidades para a cadeia produtiva do turismo.
Durante os dois dias de sua realização, o festival deste ano terá uma programação ainda mais diversificada. Na música, serão dois eventos paralelos: o Festival de Surf Music, de dia, e o Festival de Música Popular e Instrumental, à noite. Os campeonatos esportivos vão acontecer, também, de forma itinerante: tanto na Lagoa do Jegue quanto na praia. O mesmo está previsto para outras duas feiras: a de Artesanato, que será realizada de dia, na praia, e de noite, na praça; e a de Produtos Místicos, simultaneamente realizada na lagoa e na praia.
Caminhadas, exercícios, avaliações físicas e atividades terapêuticas na água vão incentivar os visitantes a despertarem para os cuidados com a forma física e a saúde. Além disso, um festival de gastronomia promete movimentar os hotéis e restaurantes da região, além de ser um passo a mais na capacitação dos profissionais da região.
E a movimentação não para aí. Quem quiser outras opções de lazer vai contar com uma série de atividades, como as oficinas que vão ensinar, tanto a confecção de pipas, móbiles e bandeirinhas, quanto reciclagem e aproveitamento de lixo, conscientização ecológica e educação ambiental.
Da programação do Festival dos Ventos constará, também, oficinas de artes cênicas, dança, pintura e música e de curiosidades sobre a importância da energia eólica, a força dos ventos e noções de oceanografia.
Com a proposta de envolver toda a comunidade da praia e de Paraipaba, o Festival dos Ventos vai reunir o trade turístico local, representado por hotéis, pousadas, barracas de praia, ambulantes, artesãos, pescadores, bugueiros e guias.
Fonte: Diario on line